Como funciona uma produtora de vídeo ?

Sempre surge aquela curiosidade em saber como são feitos aqueles mil e um efeitos em clipes e comerciais. E quase ninguém sabe o trabalhinho que dá em tirar sonhos do papel e transformá-los em realidade. Quando a Manada Filmes nasceu, tudo começou com a idealização de transcender os limites e produzir materiais de altíssima qualidade. Eis que surge a saga de entender como funciona uma produtora de vídeo.

 

Com a tecnologia de edição amplamente difundida e uma câmera sempre à mão, a imagem em movimento virou uma forma de expressão tão comum quanto a escrita. Aproveitando este incrível potencial, empresas grandes, médias e pequenas adotaram a linguagem audiovisual como uma de suas principais formas de comunicação, tanto interna quanto externa.

Porém, com toda a facilidade que as novas ferramentas trazem, algumas organizações  por vezes tentam produzir o próprio conteúdo audiovisual sem o apoio de profissionais e sem a prioridade necessária. O resultado: vídeos sem impacto criativo, que não geram reações. Um processo de produção de vídeo focado em resultados, feito por uma produtora comprometida com seu projeto, é também completamente diferente da contratação de um produtor que apenas execute um briefing pré-definido, sem interesse real em alcançar o resultado que sua empresa espera.

Para entender a importância de se contratar profissionais qualificados na área audiovisual, trouxemos no post de hoje a importante função que uma produtora de vídeos desempenha. Confira!

 

Pré-produção

Antes de apertar o REC, algumas providências importantíssimas devem ser tomadas pela produtora. Todas elas começam com reuniões com o cliente, feitas para esclarecer o que a empresa deseja realizar e alinhar expectativas, compreendendo qual mensagem será emitida e para quem. A partir daí, é preciso estipular os custos de todo o processo, onde serão feitas as gravações, quem vai participar, qual o prazo para a produção e a entrega do material, entre outros aspectos.

Se for necessária a participação de atores, a produtora de vídeos é responsável pela seleção de elenco e negociação de contratos. Além disso, cabe a ela alugar equipamentos e conduzir a criação do roteiro. Após a aprovação do cliente, o roteiro será o guia de toda a produção. Ao produzir um vídeo, é preciso planejar cada detalhe, já que um pequeno contratempo pode ser capaz de arruinar todo um dia de filmagens. É a pré-produção que garante que tudo saia como planejado!

Produção

Durante as filmagens, a produtora de vídeos é responsável por cada etapa. Tudo que ocorre dentro e fora do set de filmagens, e que diz respeito ao vídeo, fica por conta desses profissionais: desde o ângulo da câmera até o café dos intervalos. O resultado precisa seguir a risca o que foi aprovado com o cliente, inclusive os custos e prazos.

Cada tipo de vídeo exige uma linguagem diferente, que deve ser considerada pela produtora. Vídeos institucionais possuem uma estrutura narrativa específica, que será diferente, por exemplo, de vídeos de treinamento ou educativos. Além do formato narrativo, cada canal de comunicação têm sua própria linguagem: na TV, por exemplo, é preciso seguir regras diferentes dos vídeos feitos para a web. Uma produtora de vídeos tem o know-how necessário para identificar cada detalhe e, assim, atingir o público-alvo com precisão.

Pós-produção

É nessa etapa em que a mágica acontece. Cada cena é tratada separadamente para correção de cor, áudio e imagem. Com o processo de montagem, edição e adição de efeitos, o roteiro ganha forma e vida, transmitindo ao espectador a mensagem e sensação desejadas.

Com o produto final em mãos, a empresa que contrata o serviço pode se comunicar de forma eficaz com seus funcionários, clientes ou fornecedores. O vídeo é uma linguagem tão adaptável que não existem barreiras para a sua propagação. Do treinamento ao marketing, o vídeo só traz melhorias para o mundo corporativo – mas, é claro, se feito do jeito certo!

E você, já contratou os serviços de uma produtora de vídeos? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco sua experiência!

Recentes posts:

Categorias

Se gostou, compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Mais posts:

O que blogamos

Jobs de Sucesso

Existimos para encurtar o caminho que te leva ao sucesso. Seja Desigual e faremos o mesmo por sua empresa!                

Leia Mais »
Blog

Arraiá Desiguá

A festança começou às 16H, com uma merecida pausa no horário de trabalho. Por aqui não faltou quentão, pipoca, cuscuz e outras delicias juninas, foi

Leia Mais »